Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC) regulamenta o acesso a itens supervisionados, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, monitorando o cumprimento das leis estabelecidas.

A DFPC opera com base em uma série de normas, como o Decreto nº 10.030/2019, que constitui as diretrizes para o controle de produtos químicos, e a Portaria nº 56-D LOG, que trata do controle de armas de fogo e munições.

Porém, a importância da DFPC vai além do simples cumprimento de normas; ela atua contra o uso indevido de materiais perigosos, assegurando que todos sejam utilizados apenas para fins legítimos.

Saiba tudo sobre a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército no post de hoje.

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados: o que é?

A DFPC é um órgão do Exército Brasileiro responsável por regulamentar, fiscalizar e autorizar atividades relacionadas a produtos controlados pelo Exército (PCE).

Esta é composta por diversas seções e departamentos especializados, atuando em todo o território nacional por meio de uma rede de organizações militares conhecidas como Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC).

Estrutura e funcionamento da DFPC

1. Regulamentação e Fiscalização

A DFPC regulamenta e fiscaliza a fabricação, importação, exportação, comercialização e transporte de produtos controlados. Isso inclui armas de fogo, munições, explosivos, produtos químicos e outros materiais sensíveis.

2. Legislação

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados opera com base em uma série diretrizes, como:

  • Portaria nº 1.541, de 21 de junho de 2021: Estabelece os procedimentos para a tramitação e aprovação de Planejamento Estratégico para Aquisição de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) de uso restrito.
  • Portaria nº 1.524, de 20 de maio de 2021: Aprova as Normas Reguladoras dos Processos de Nacionalização de Produtos Controlados pelo Exército (EB10-N-01.009).
  • Decreto nº 10.630, de 12 de fevereiro de 2021: Altera o Decreto nº 9.847, de 25 de junho de 2019, que regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para dispor sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição.
  • Portaria nº 189-EME, de 18 de agosto de 2020: Estabelece as normas reguladoras do Processo de Avaliação de Conformidade de Produtos Controlados pelo Exército.

3. Certificação

Companhias e indivíduos que desejam trabalhar com produtos controlados precisam ter o Certificado de Registro (CR). Para obtê-lo, a companhia deve seguir procedimentos específicos e atender a todos os requisitos estabelecidos.

4. Documentação necessária:

  • Cópia do contrato social ou estatuto da empresa.
  • Certidões negativas de débitos federais, estaduais e municipais.
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de empresa no conselho responsável.
  • Documentos de identificação dos sócios ou responsáveis técnicos.
  • Plano de segurança e laudos técnicos.
  • Entre outros documentos específicos dependendo do tipo de atividade.

5. Agendamento de Vistoria

A vistoria é uma etapa obrigatória para a concessão do CR ou para a renovação de autorizações. A instituição precisa agendar a vistoria com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, onde será verificado se o local e os procedimentos estão em conformidade com as normas de segurança.

Lista de produtos químicos controlados pelo Exército

lista de produtos químicos controlados pelo Exército Brasileiro é extensa e inclui uma variedade de substâncias, tais como:

  • Ácido nítrico
  • Ácido fluorídrico
  • Nitroglicerina
  • Nitrocelulose
  • Napalm
  • Nitrato de amônio com concentração superior a 70%
  • Agentes de guerra química, como sarin e soman.

Esses itens são geridos para manter a segurança e o controle de materiais potencialmente perigosos. Para informações mais detalhadas ou específicas, você pode consultar a Portaria nº 118-COLOG do Exército Brasileiro.

Produtos-Químicos-Controlados-pelo-Exército
Produtos Químicos Controlados pelo Exército

Como obter a Licença do Exército?

Obter uma licença para PCE pode ser um processo complexo e burocrático, muitas vezes gerando frustração. Afinal, armas, munições e outros itens sensíveis, estão sob rigorosos controles para salvaguardar a segurança nacional.

Nesse cenário, contratar uma consultoria ambiental é a solução mais eficaz. Já que possuem o conhecimento técnico para orientar empresas e indivíduos na obtenção da Licença do Exército.

Portanto, embora a burocracia possa parecer um obstáculo, a aptidão dos profissionais pode facilitar o processo, economizando tempo e evitando problemas que poderiam surgir ao tentar lidar com a complexidade regulatória sozinho.

Veja mais Publicações relacionadas

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar
Horizonte Ambiental

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar

Nos últimos anos, a legislação ambiental brasileira tem passado por importantes atualizações com o objetivo de reforçar o controle sobre os impactos ambientais das atividades...

Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Horizonte Ambiental

Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O nosso planeta está esquentando e as consequências já são visíveis. As empresas, como grandes emissoras de gases de efeito estufa, têm um papel de...

Gases de efeito estufa (GEE)
Horizonte Ambiental

Gases de efeito estufa (GEE)

Os gases de efeito estufa são substâncias atmosféricas que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas. Embora a maioria dos GEEs seja naturalmente...

WhatsApp Horizonte Ambiental
Horizonte Ambiental www.horizonteambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×