Licenciamento de Indústrias: Como evitar riscos ambientais na sua empresa

Licenciamento de Indústrias: Como evitar riscos ambientais na sua empresa

Você sabia que o licenciamento de indústrias serve como uma condição prévia sobre a qual se recebe permissões e concessões exigidas para operar um negócio?

Portanto, no post de hoje falaremos sobre o que é o licenciamento industrial, por que ele pode ser necessário, as atividades que devem ser licenciadas e como passar por esse processo. Aproveite a leitura!

O que é Licenciamento de Indústrias?

É um procedimento obrigatório requerido pelo órgão regulador do meio ambiente. A sua emissão é condicionada por pareceres técnicos e pesquisa do local onde o empreendimento será implementado.

Assim, a relevância do licenciamento ambiental para as indústrias é evidente, ao ser um dos procedimentos que viabilizam o estabelecimento e a operação legal da indústria.

Pra que serve o Licenciamento de Indústrias?

O licenciamento tem por objetivo conceder o funcionamento de alguma atividade ou empreendimento que possa impactar ao meio ambiente. Tal fato é um pressuposto, visto que a legislação ambiental vigente em todo Brasil determina a obrigatoriedade do procedimento com antecedência dos efeitos negativos.

Basicamente, o processo consiste na avaliação do projeto técnico da empresa e mapeamento de todos os danos que podem ser causados ao meio ambiente.

Com base nisso, são estabelecidas medidas de prevenção, controle e compensação para mitigar esses impactos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do ecossistema.

As Licenças ambientais

As nomenclaturas para cada modalidade de licença podem variar conforme o órgão competente ao licenciamento. No entanto, as terminologias mais comuns utilizadas em vários estados são LP, LI e LO.

  • Licença Prévia (LP): esta licença é emitida durante a fase de planejamento do empreendimento e atesta a viabilidade ambiental do projeto e os requisitos básicos que deverão ser atendidos nas etapas seguintes. A LP não autoriza a instalação da indústria, mas permite a localização da mesma;
  • Licença de Instalação (LI): após a LP, a indústria solicitará a LI, o que a autorizará a construir e instalar o empreendimento conforme os planos e condições aprovados;
  • Licença de Operação (LO): por fim, a LO é emitida após a conclusão e aferição da construção e todas as licenças anteriores em conformidade. A LO permite o funcionamento da indústria e de suas operações, desde que cumpra as condições preestabelecidas.

Licenciamento de Indústrias: quais atividades precisam?

Licenciamento-de-indústrias
Licenciamento de indústrias

A Resolução CONAMA 237/97 estabelece, sobretudo, quais atividades precisam de licenciamento para funcionarem no território brasileiro. Desta maneira, as potencialmente poluidoras e negócios que se utilizam de recursos naturais são sujeitos a obter licenças ambientais para operar. Algumas das atividades incluídas nessa resolução são:

  • Indústria metalúrgica e mecânica
  • Indústria de plásticos
  • Indústria química
  • Indústria de madeira
  • Indústria moveleira
  • Indústria de alimentos
  • Indústria têxtil e do vestuário
  • Indústria de bebidas
  • Indústria da borracha
  • Indústria de papel e papelão

Como realizar o Licenciamento de Indústrias?

De fato, o processo de licenciamento é técnico e envolve várias etapas. Para obter o licenciamento ambiental de uma indústria, é preciso seguir alguns passos, como:

  • requerimento junto aos órgãos ambientais responsáveis,
  • o acompanhamento do requerimento com os documentos que o órgão solicitou.

Vale ressaltar que o licenciamento pode ser feito nas esferas municipais e estaduais, dependendo da região. Por exemplo, no estado de São Paulo, este é realizado pela CETESB.

Considerações Finais

Se você procura uma consultoria especializada em licenciamento ambiental e elaboração de projetos técnicos, a Horizonte Ambiental é a sua melhor escolha – são anos de experiência e com equipe full time atendendo companhias de diversos setores de mercado e portes.

Estamos sempre atualizados com as normas e legislações vigentes, atendendo a todos os requisitos solicitados pelos órgãos competentes.

Ademais, prezamos pela excelência em nossos trabalhos e com isso garantimos a total satisfação dos nossos clientes.

Veja mais Publicações relacionadas

Eia-Rima: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental
Horizonte Ambiental

Eia-Rima: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma riqueza natural inigualável. Mas esse patrimônio vem sendo constantemente desafiado pelo avanço de grandes empreendimentos...

Gases de efeito estufa (GEE)
Horizonte Ambiental

Gases de efeito estufa (GEE)

Os gases de efeito estufa são substâncias atmosféricas que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas. Embora a maioria dos GEEs seja naturalmente...

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Horizonte Ambiental

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

À medida que megaprojetos de infraestrutura e complexos industriais se multiplicam, surge um dilema inevitável: como impulsionar o desenvolvimento sem ultrapassar os limites frágeis dos...

WhatsApp Horizonte Ambiental
Horizonte Ambiental www.horizonteambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×