Licença Ambiental em Campinas: Como operar sua empresa de forma segura

Licença Ambiental em Campinas: Como operar sua empresa de forma segura

Para que uma companhia possa instalar uma unidade e operar no Brasil, é preciso obter o licenciamento ambiental junto ao órgão responsável, seja ele municipal, estadual ou federal, conforme o caso. Por isso, recomenda-se buscar uma consultoria ambiental especializada.

No artigo de hoje, vamos abordar os principais aspectos da licença ambiental em Campinas, os custos envolvidos, o processo de obtenção e quem tem a obrigação de adquiri-la. Boa leitura!

O licenciamento ambiental em Campinas

O Licenciamento Ambiental é basicamente o processo em que a autoridade responsável autoriza onde e como certas companhias deverão funcionar. Isso inclui a localização, instalação, ampliação e operação, principalmente quando esses utilizam recursos naturais ou têm potencial de poluir o meio ambiente.

O objetivo é garantir que as atividades não causem danos ao meio ambiente, seguindo as leis, regulamentos e normas técnicas estabelecidas (conforme a Resolução CONAMA nº 237/1997).

Segundo o Lei Municipal nº 13.508, de 22 de dezembro de 2008 que dispõe dobre os procedimentos para o licenciamento ambiental de atividades de impacto local:

Exame Técnico Municipal (ETM)

Essa declaração é destinada a instituições que não são licenciadas pelo órgão ambiental municipal, sendo o licenciamento de competência do órgão ambiental estadual.

Certidão de Dispensa de Licenciamento Ambiental (CDL)

Esta certidão é emitida quando o interessado possui uma atividade licenciável, porém ela não é executada no local onde a empresa está instalada.

Autorização – ATZ (para os casos de movimentação de terra e intervenções em áreas verdes)

Essa autorização deve ser solicitada quando ocorrer a movimentação de terra em âmbito local, bem como possíveis intervenções em áreas verdes.

Licença Ambiental Simplificada (LAS) – Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação

Aprova a localização e o projeto de pequenas obras ou atividades com baixo potencial poluidor. Essa licença assegura a viabilidade ambiental do empreendimento e estabelece as condições que devem ser seguidas durante sua instalação e operação (LP/LI/LO).

Licença Prévia (LP)

Emitida na fase inicial do planejamento, válida a localização e o conceito da corporação, além de definir as condições que devem ser atendidas nas etapas seguintes.

Licença de Instalação (LI)

Autoriza o início da construção do projeto, de acordo com as especificações dos planos aprovados, incluindo as medidas necessárias para a proteção ambiental.

Licença de Operação (LO)

Permite que a empresa comece suas atividades, após a confirmação do cumprimento das exigências das licenças anteriores, incluindo os controles ambientais estabelecidos.

Renovação da Licença de Operação – RLO

Processo pelo qual a empresa deve de tempos em tempos renovar sua licença de operação. Ela permite que a empresa possa operar de forma segura e tranquila sem incorrer em autuações e infrações devido ao vencimento da licença.

Autorização Ambiental (AA)

Permite a realização do corte de árvores nativas isoladas em áreas urbanas.

Qual é o valor da licença ambiental em Campinas?

Licença-Ambiental-em-Campinas
Licença Ambiental em Campinas

O valor da licença ambiental em Campinas varia segundo o tipo e o porte da atividade, bem como o potencial de impacto associado a ela. Ademais, a validade das licenças varia conforme o tipo emitido.

Porém, vale ressaltar que, a validade também pode mudar segundo as características ambientais da região onde a companhia está localizada.

Quem é obrigado a ter licença ambiental em Campinas?

A Resolução Federal Conama 237, de 1981, define o processo para o licenciamento ambiental e Deliberação CONSEMA nº 01/2014, do Co, nos termos da Lei Complementar 140/2011, regulamentada pelo Decreto Municipal 18.705/2015.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), setores como agricultura, mineração, transporte, florestas, caça, indústrias, pesca, urbanismo, lazer, serviços, obras civis, biotecnologia e turismo estão sujeitos a esse procedimento.

Assim, se a sua empresa ou atividade está vinculada a algum desses setores, é fundamental seguir as etapas estabelecidas e assegurar que o licenciamento esteja regularizado.

Como faço para conseguir a licença ambiental em Campinas?

Dado que o processo de licenciamento é um procedimento técnico, contratar uma consultoria ambiental é uma decisão estratégica e eficiente.

Afinal, uma consultoria especializada auxilia na elaboração dos estudos e na tramitação com os órgãos responsáveis, agilizando o processo de licenciamento. Além disso, uma equipe experiente garantirá que o projeto cumpra todas as exigências legais, evitando atrasos e problemas futuros, como multas ou embargos.

Esse suporte técnico permite que o empreendedor foque em outras áreas do projeto, enquanto os especialistas cuidam da parte ambiental com maior precisão e segurança.

Veja mais Publicações relacionadas

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar
Horizonte Ambiental

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar

Nos últimos anos, a legislação ambiental brasileira tem passado por importantes atualizações com o objetivo de reforçar o controle sobre os impactos ambientais das atividades...

Monitoramento de emissões em fontes estacionárias para indústrias
Horizonte Ambiental

Monitoramento de emissões em fontes estacionárias para indústrias

Toda indústria com chaminés, incineradores ou sistemas de exaustão precisa monitorar suas emissões atmosféricas. A fiscalização do CETESB, IBAMA e CONAMA está cada vez mais...

Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Horizonte Ambiental

Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O nosso planeta está esquentando e as consequências já são visíveis. As empresas, como grandes emissoras de gases de efeito estufa, têm um papel de...

WhatsApp Horizonte Ambiental
Horizonte Ambiental www.horizonteambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×