Áreas contaminadas em postos de combustível

Áreas contaminadas em postos de combustível

Uma área contaminada num posto de combustível é um local onde há contaminação causada por hidrocarbonetos e derivados de petróleo.

O último mapeamento da CETESB sobre áreas contaminadas identificou 4131 casos. Ou seja, São Paulo acumula 3217 casos, o que corresponde a quase 78% de todas as áreas contaminadas de São Paulo.

Em relação à Regional de São José dos Campos, apurou-se 77 casos de postos de combustíveis contaminados, equivalente a aproximadamente 69,37% das 111 áreas contaminadas identificadas em toda sua Regional.

Saiba tudo sobre Áreas contaminadas em postos de combustível no post de hoje. Boa leitura.

O que são Áreas contaminadas em postos de combustível?

As áreas contaminadas em postos de combustível são os locais onde ocorreu a poluição do solo e/ou água subterrânea devido ao rompimento dos reservatórios subterrâneos ou falhas durante a concessão de combustível.

O benzol, tolueno, etilbenzeno e xilenos conhecidos como BTEX, e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos HPA’s, são os poluentes comuns encontrados em regiões como essa.

Eles são imenso problema no que se refere a contaminação da água que bebemos e o solo que utilizamos, oferecendo risco de saúde e ambiental, tanto para o ser humano quanto a natureza.

O que é Investigação ambiental em postos de combustível antes da compra do terreno?

due diligence ambiental, que é a investigação de empreendimentos, consiste em uma análise minuciosa e verificação realizadas antes da compra, venda ou desenvolvimento de um imóvel.

Aqui estão alguns dos principais aspectos analisados durante a investigação:

  • Documentação do Imóvel: Garantir que não haja irregularidades ao verificar as certidões, registros e histórico do bem.
  • Situação Ambiental: Verificação de problemas legais pendentes, tais como débitos, violações e penalidades que possam impactar a negociação.
  • Questões Ambientais: Realização da análise dos eventuais efeitos no meio ambiente, contemplando também a apuração de regiões contaminadas.

Etapas para identificar áreas contaminadas em postos de combustível

Áreas contaminadas em postos de combustível

Devido ao potencial de vazamento de substâncias perigosas, como combustíveis e óleos, é categórico seguir um conjunto de etapas bem definidas para avaliar e remediar qualquer contaminação presente. Abaixo estão as principais etapas envolvidas nesse processo:

  • Avaliação Preliminar: Uma investigação inicial é realizada para identificar possíveis fontes de contaminação, reunindo o máximo de informações sobre as atividades passadas e atuais que possam ter contribuído para a contaminação;
  • Investigação Confirmatória: Para verificar a presença e a quantidade de contaminantes, são coletadas amostras de solo, água subterrânea e ar do solo, que serão enviadas para análise laboratorial;
  • Investigação Detalhada: investigações avançadas são empregadas para obter um entendimento mais aprofundado da disseminação dos poluentes no solo e na água;
  • Avaliação de Risco: Conduzida para avaliar os potenciais impactos na saúde humana e no ecossistema, estabelecendo medidas para mitigar esses riscos.

Remediação de áreas contaminadas em postos de combustíveis

etapa de Remediação envolve a implementação das ações planejadas e o monitoramento contínuo da área para garantir que a contaminação esteja sendo controlada e que os níveis de contaminantes estejam diminuindo.

O monitoramento se dá para verificar a eficácia das medidas de remediação e para garantir a segurança a longo prazo.

Considerações Finais

Como vimos, áreas contaminadas em postos de combustível representam um desafio ambiental que impacta negativamente o solo e os recursos hídricos. Portanto, para enfrentar essa questão, é vital detectar as fontes de contaminação, implementando um gerenciamento ambiental eficaz.

Ou seja, identificar e avaliar os locais contaminados, seguidos pela utilização das medidas apropriadas de remediação e esforços transparentes para recuperação da área afetada.

Logo, a adoção de práticas rigorosas de gerenciamento, juntamente com o cumprimento das regulamentações apropriadas, constitui um passo fundamental para proteger a saúde humana e promover a sustentabilidade ambiental.

Veja mais Publicações relacionadas

Eia-Rima: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental
Horizonte Ambiental

Eia-Rima: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma riqueza natural inigualável. Mas esse patrimônio vem sendo constantemente desafiado pelo avanço de grandes empreendimentos...

Emissões atmosféricas
Horizonte Ambiental

Emissões atmosféricas

As emissões atmosféricas afetam profundamente vários aspectos da vida no planeta, incluindo mudanças climáticas e danos à saúde humana. Por isso, ao compreender suas causas e consequências,...

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar
Horizonte Ambiental

PGRS Agora é Obrigatório no Relatório RAPP Anual: entenda o que muda e como se adequar

Nos últimos anos, a legislação ambiental brasileira tem passado por importantes atualizações com o objetivo de reforçar o controle sobre os impactos ambientais das atividades...

WhatsApp Horizonte Ambiental
Horizonte Ambiental www.horizonteambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×