Sustentabilidade ambiental e dicas de como colaborar

Sustentabilidade ambiental uma abordagem geral

Sustentabilidade é o conceito utilizado para determinar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades humanas, mas sem que essas ações interfiram ou atrapalhem de alguma forma o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade se desdobra em várias áreas, incluindo a sustentabilidade ambiental.

Não deixe de ler e compartilhar!

O uso consciente dos recursos dispostos na natureza são um dos fatores que pode garantir o desenvolvimento sustentável, transformando as atitudes, os recursos não estarão esgotados no futuro, alcançando assim a sustentabilidade ambiental.

A sustentabilidade busca desenvolver e aprimorar um sistema capaz de reger o desenvolvimento econômico e social junto com o ideal de preservação, de forma harmoniosa e não prejudicial para ambos os lados.

A sustentabilidade ambiental é uma área ampla que não para de crescer e avançar, buscando novas tecnologias e estudos que sejam ainda melhores para o mundo.

Uma maneira de entender esse conceito na pratica é compreender que este busca amenizar e possivelmente salvar o que for possível dos erros cometidos no meio ambiente no passado, a fim de salvar o presente e o futuro.

 

Como colaborar com a sustentabilidade ambiental

O uso consciente de toda fonte de energia renovável, como a energia solar, hídrica, eólica e de biomassa. Embora essas fontes sejam renováveis, alguns fatores podem desgastá-las, em longo prazo.

Economize e reaproveite a água, evite deixar mangueiras, torneiras e pias abertas mais do que o necessário, tente reaproveitar a água de uma situação para outra, como regar plantas e lavar a casa.

Alguns produtos de higiene e limpeza possuem produtos químicos tóxicos para a natureza, por isso prefira produtos biodegradáveis, que são feitos com produtos orgânicos e se decompõe facilmente na natureza.

Consuma mais alimentos orgânicos, que além de serem bons para a saúde, são livres de agrotóxicos e metais pesados. Esses agentes fazem mal ao solo, que pode ficar inviabilizado.

A quantidade de plástico produzida anualmente é enorme, por isso faça sua parte e evite produtos descartáveis. Ao invés de usar quatro copos descartáveis todos os dias no trabalho e na escola, leve sua caneca de casa.

A reciclagem do lixo é outro fator que pode ajudar na sustentabilidade ambiental, aprenda como separar seu lixo de forma correta e recicle aquilo que for possível. Se seu prédio, condomínio ou trabalho não faz reciclagem, incentive esse comportamento.

O uso do transporte coletivo também pode auxiliar, já que dessa forma menos veículos estarão nas ruas emitindo gases poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.

Economizar energia não só fará melhor para o seu bolso como também ajudará o meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes duram até dez vezes mais que as incandescentes e consomem 75% menos energia. Aproveite para desligar os eletrônicos e não deixar nada na tomada enquanto não estiver usando.

 

Benefícios da sustentabilidade ambiental

A médio e longo prazo, a preferência por essas atitudes pode tornar o planeta ainda mais apto e capaz de reproduzir e manter a vida humana e o meio ambiente de forma saudável.

Essas atitudes garantem a existência do futuro, com boas condições para que as próximas gerações se desenvolvam nas mesmas condições atuais, com oceanos, matas e rios.

No futuro, com a sustentabilidade ambiental, animais e biomas continuarão existindo, a natureza poderá estar em equilíbrio e poderá ser até melhor do que é nos dias atuais.

Com a ajuda de cada um, o mundo poderá ser mais equilibrado hoje, com as ações impostas pela sustentabilidade ambiental, gerando educação e conscientização ambiental. É muito importante que as pessoas entendam sua influência no meio ambiente para poder salvá-lo.

Precisa de uma Consultoria Ambiental? Clique aqui e entre em contato com a equipe técnica da Horizonte Ambiental.

Comentários

comentários