Empreendedorismo Verde: Negócios Sustentáveis

Empreendedorismo Verde negócios sustentáveis

Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo verde? – na verdade, todos nós sabemos que o nosso planeta está sempre em constante mudança, porém nas ultimas décadas a nossa relação com os recursos naturais passaram a se tornar uma forte fonte de preocupação.

O que não faltam são evidências que uma série de ações práticas estão causando uma série de malefícios ao planeta e ao equilíbrio do meio ambiente – e como consequência estamos precisando vivenciar que tal sobrevivência esteja sendo colocada em risco.

Diante desses aspectos o empreendedorismo está passando a se consolidar com uma visão mais globalizada e não levando somente em conta a parte financeira como premissa, mas também questões de caráter social e ambiental!

Nesse sentido, o empreendedorismo sustentável está deixando de lado o famoso “empreendedorismo egoísta” que apenas era preocupado com os lucros e se posicionando também diante de um papel mais responsável com relação à preservação do meio ambiente.

E não pense que não existe uma grande somatória de desafios nessa empreitada – ainda há algumas barreiras a serem superadas pelo caminho.

Nesse sentido o empreendedorismo verde precisa levar em consideração um bom desenvolvimento e ainda garantir o mínimo de impacto ambiental positivo – com possibilidades de fomentar melhorias sociais.

Logicamente existe uma série de questões para poder chegar a esse patamar de “mundo ideal” e para que tais práticas possam chegar ao status de realidade é preciso que haja uma forte profissionalização e grandes esforços em busca de conhecimento e pesquisas que interajam com essa visão de empreendedorismo.

O empreendedorismo verde não é somente uma nova alternativa, ou até mesmo uma nova onda, e sim uma necessidade na nossa vida atual e já vem ganhando destaque no mundo empresarial – iniciativas básicas como a manutenção ideal de recursos naturais, descarte consciente, reciclagem de resíduos, o uso de tecnologias que possibilitam o uso e reuso de matérias primas são buscas constantes e efetivas!

A importância do nascimentos desses novos projetos e atividades ligados ao setor sustentável, é a possibilidade de que tais empresas possam também influenciar toda uma cadeia contagiando seus fornecedores e consumidores a adotarem também boas práticas ambientais, possibilitando assim atingir toda uma ramificação desse consumo – da produção até a sua destinação final.

E por fim, não adianta falarmos somente da parte sustentável do negócio, se não incluirmos as pessoas que executam, ou seja, também temos que levar em consideração as relações humanas e de trabalho envolvidas nesses projetos, criando condições favoráveis e ambientes adequados para o desenvolvimento humano. Leia um pouco mais sobre o assunto clicando aqui.

Você também pode acompanhar eventos, orientações, feiras, competições de ideias direcionados ao setor de sustentabilidade que acontecem anualmente no país.

Para maiores informações sobre empreendedorismo verde acesso o site da Horizonte Ambiental clicando aqui!

Comentários

comentários